Hashi

Originários da China, os Hashis também são utilizados como talheres em boa parte dos países do Oriente como o Japão, Vietnã, Coréia e a própria China. Usualmente feitos de madeira e bambu, não é incomum encontrar variações mais modernas feitas de plástico.


Aprenda a manusear o hashi

O manuseio pode parecer incômodo no início, mas com uma pequena dose de paciência, você vai parecer ter nascido para isso. Comece apoiando entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador. Feito isso, fisgue uma das iguarias do prato.

Como usar o hashi corretamente

Apesar de simples, é conveniente que algumas regras não sejam ignoradas: inclinar o corpo para levar a comida à boca não é recomendado, mas sempre se certifique de segurar o alimento com firmeza, evitando assim pequenos acidentes.

Outra dica fundamental é que os hashis devem ser usados exclusivamente para pegar os alimentos do prato, por isso nunca aponte algo ou alguém, e lembre-se de jamais lamber os hashis ou utilizá-los para espetar um alimento. Caso contrário toda a paciência oriental será colocada à prova.